Comentário veio na sequência de acusações de censura feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenber
O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), perguntou neste sábado, 6, ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, porque “exige tanta censura no Brasil”. O questionamento foi feito em uma publicação onde Moraes parabenizava o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski pelo cargo, em 11 de janeiro.
O comentário de Musk veio na sequência de acusações de censura feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na quarta-feira, 3. Segundo Shellenberger, “o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão liderada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes”.
O jornalista acusa também as decisões de Moraes à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de ameaçarem a democracia no Brasil. Segundo Shellenberger, em 2022, o ministro pediu que a rede social interviesse em publicações de integrantes do Congresso Nacional e solicitou acesso a detalhes pessoais de usuários, o que violaria as diretrizes da plataforma.
Musk se descreve como um “absolutista da liberdade de expressão” e desde que adquiriu a rede social, em 2022, tem enfrentado polêmicas. A plataforma reduziu as equipes de moderação de conteúdo, e usuários e especialistas apontam o crescimento do discurso de ódio e da desinformação.