A Câmara Municipal de Candeias aprovou, na Sessão Ordinária de 17/4, a Lei 03/2024, de iniciativa do Executivo Municipal, que regula o horário de funcionamento do comércio local respeitando a semana inglesa e aplicando multa em empresas que descumprirem.
A Lei, que vai entrar em vigor assim que o prefeito Pitagoras Ibiapina e for publicada no DOM (Diário Oficial do Município), disciplina o funcionamento durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h até as 13h, excluindo os comércios essenciais, como bares, farmácias, mercados, padarias, pizzarias e restaurantes, que seguem leis federais ou estaduais.
A aprovação foi por unanimidade dos edis depois de anos de tentativa do Sindicato dos Comerciários e apoio do CDL (Clube dos Dirigentes Lojistas) depois de consulta popular feita em parceria com a Prefeitura.
Estudantes
Na semana passada, a Sessão Ordinária (10/4) foi marcada pela presença de quase 40 estudantes do Colégio Municipal Conselheiro Luiz Viana Filho, no Distrito de Meninos Jesus, que fica à margem da BR 324, em Candeias, na RMS (Região Metropolitana de Salvador).
Antes, os professores conversaram com o presidente da Casa, vereador Valdir Cruz, o líder do governo, Gil Soares, outros vereadores e apresentaram o objetivo da visita à Câmara. Entre os pontos destaca-se a inter-relação entre os alunos, a escola e o Poder que faz as leis no Município.
Os alunos, do 7º, 8º e 9º anos, supervisionados pelas professoras Angélica Santiago, Graciele Santos de Jesus e Fabrícia Santos conhecerem dependências da Casa Legislativa, acompanharam grande parte da Sessão Ordinária e conversaram com vereadores e vereadoras sobre o dia a dia dos próprios parlamentares e a função da Câmara.
Sessão ao vivo
As sessões (ordinárias, especiais e extraordinárias) são transmitidas ao vivo, a partir das 9h, pelo canal da Câmara no YouTube (Câmara Municipal de Candeias).
Fonte: Assessoria Câmara