Depois da repercussão negativa, Pasta deletou a postagem e emitiu comunicado em que reconhece e lamenta o ‘erro cometido’
O Ministério do Esporte foi acusado de racismo ao fazer uma postagem com alusão ao barco que transportou a delegação do Time Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, nesta sexta-feira, 26.
Publicada pelo órgão na rede social X (antigo Twitter), a imagem mostra um chimpanzé de chapéu no leme de uma embarcação com a legenda: “Todo mundo aguardando o nosso barco“, seguida por um emoji da bandeira do Brasil.
A repercussão negativa fez com que o ministério deletasse a publicação pouco depois, mas internautas cobraram por um posicionamento: “Tem que demitir o administrador, não adianta apagar o tweet“, escreveu um internauta, em resposta a outra publicação no perfil oficial.
Em nota, o Ministério do Esporte afirma que reconhece que cometeu racismo, lamentou a publicação e classificou a imagem como ‘inadequada‘. A pasta, no entanto, não deu maiores detalhes sobre o autor da publicação e as medidas tomadas com relação ao profissional.
O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva.
“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente.
Reafirmamos nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade. Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”.
Fonte: Terra