• Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Loteria
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
Menu
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Loteria
  • Política
  • Saúde
  • Segurança

Incêndios se alastram em parques; SUS vai dar apoio a estados e municípios

16 de setembro de 2024
in Notícias
0
Incêndios se alastram em parques; SUS vai dar apoio a estados e municípios

Foto: Agência Brasil

4
SHARES
4
VIEWS

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da manhã de domingo, 15. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave de asa fixa estão sendo usadas no combate às chamas.

De acordo com os bombeiros, ainda não é possível estimar a área afetada. A corporação, no entanto, confirmou que o incêndio é de grande porte. Vídeos nas redes sociais mostram que as chamas começaram próximo à Epia (Estrada Parque indústria e Abastecimento), entre a Granja do Torto e a Água Mineral.

O último grande incêndio no Parque Nacional de Brasília foi registrado em 2022. Na ocasião, o fogo consumiu 7,7 mil hectares, o equivalente a 20% da área. As chamas chegaram perto do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal e que abastece o Plano Piloto, a área central de Brasília.

Rio de Janeiro

Uma união de esforços busca conter incêndios que atingem o Parnaso (Parque Nacional da Serra dos Órgãos), na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo a unidade de conservação, que abrange áreas dos municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, as chamas atingem locais de difícil acesso.

Informe divulgado no sábado, 14, pela administração, por meio de suas redes sociais, esclarece que a operação mobiliza o Corpo de Bombeiros e brigadistas do próprio parque, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ainda do Parque Nacional da Tijuca. Imagens gravadas por drones também foram compartilhadas, mostrando a extensão dos focos e a intensidade da fumaça.

De acordo com a unidade de conservação, devido à dificuldade de acesso, uma equipe especializada precisou subir a montanha para fazer o reconhecimento da situação. “O plano inicial era lançar brigadistas por meio de helicóptero em locais onde o combate a pé fosse viável. No entanto, essas condições não foram encontradas, impossibilitando o transporte. Um pesquisador que estava na área foi resgatado em segurança, recebeu hidratação e foi transportado para a base sem complicações“, acrescenta o informe.

SUS dá apoio

A Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas. A partir desta segunda-feira, 16, serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

De acordo com nota divulgada neste sábado pelo ministério, o apoio da Força Nacional ocorrerá em três níveis. O primeiro deles envolve a orientação e organização da rede assistencial, reforçando os serviços, especialmente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), onde a maior parte dos problemas pode ser resolvida.

O segundo nível de apoio inclui a expansão da oferta a partir de pontos de hidratação. Já o terceiro nível, se necessário, prevê o uso de estruturas maiores, com espaços otimizados dentro das próprias Unidades Básicas de Saúde ou a partir de estruturas externas, como hospitais de campanha, caso a rede colapse, o que não é o cenário atual.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Relacionado

Next Post
Ferry-Boat terá gratuidade para eleitores no domingo

Travessias Salvador-Mar Grande e Morro de São Paulo registram bom movimento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent Posts

  • Pichar estátua é mais grave e sério do que traficar drogas
  • Lotofácil: Uma aposta ganha R$ 1,76 milhão; Mega fica acumulada em R 110 mi
  • Gilmar propõe veto a cobrança retroativa de contribuição de não sindicalizados
  • Esportes neste domingo na TV; destaque para o Mundial de Clubes e as Séries B, C e D
  • Dia na História: 15/6

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

 

Tudonews.com.br – 2022 – Todos os direitos reservados.