A previsão é de chuva intensa em boa parte do Rio Grande do Sul no fim de semana. Desde de sábado, 15/6, o sul gaúcho e a metade norte do estado passam a ser atingidos, incluindo as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Sudoeste, Sul, Sudeste, Serrana e Metropolitana de Porto Alegre.
A instabilidade é provocada pelo retorno de uma frente fria.
Os volumes acumulados de chuva devem ultrapassar os 100 milímetros e chegar a 200 milímetros até terça-feira (18), segundo a Defesa Civil e a Sala de Situação do estado. Os números são semelhantes à média do mês inteiro, de acordo com a Climatempo.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, explica que o fenômeno não deve provocar os mesmos impactos que os temporais de maio.
“Nós não teremos agora, neste episódio, os mesmos volumes de chuva extremos como nós tivemos durante o mês de maio. E, além disso, esta chuva não vai ser nem tão volumosa e nem vai se prolongar por tantos dias como aconteceu”, diz.
A chuva já causa a morte de mais de 175 pessoas, deixou centenas de milhares desalojados e desabrigados e um prejuízo material ainda não calculado definitivamente.