Centenas de lideranças e populares lotaram o salão do Clube Bravolândia na tarde deste domingo para prestigiarem os pré-candidatos a prefeito, a vice e a vereador
Foi o esperado e, ao mesmo tempo surpreendentemente agradável, a grande presença de lideranças políticas e populares na Convenção Conjunto do PSB e Podemos, neste domingo, 28/7, para a homologação dos nomes de Vando Figueredo (PSB) candidato a prefeito e Igor Almeida (Podemos) a vice-prefeito, além dos candidatos a vereador na Câmara Municipal de Serra Preta.
Entre as lideranças, estavam o vice-prefeito, Adeil Figueredo (MDB), o ex-prefeito Rogério Serafim (Aldinho), as ex-primeiras-damas professoras Jeane e Renilda, o deputado Bacelar, o ex-deputado Targino Machado, o presidente do PP Municipal, Júlio Leite, os vereadores Leandro Carneiro, Silvaninho Gasolina e Vomildo do Cabo Reis, a ex-secretária Vina Figueredo e dezenas de lideranças comunitárias de várias localidades de Serra Preta (candidatos a vereador abaixo).
Um momento emocionante foi a presença da matriarca da família, D. Helena, abraçada e reverenciada pelos filhos Adeil, ex-prefeito, Vando, candidato a prefeito, Vinha e Gualberto, o que comoveu todos os presentes.
As falas de todas as lideranças enfatizaram a necessidade de recuperação administrativa e moral de Serra Preta nas áreas da educação, emprego e renda, infraestrutura e saúde, todas apresentando um verdadeiro caos, embora neste momento o gestor, omisso e ausente desde a eleição de 2020, queira demonstrar ações utilizando até obras que sequer foram feitas por ele, como asfaltamento. Além disso, nesse período não adquiriu sequer um carro que possa servir a população serra-pretense, principalmente, na área da saúde, como enfatizou o ex-prefeito Aldinho. “Todas as localidades estão abandonadas”.
Outro questionamento foi em relação a água para o Descanso, que poderia estar servindo a centenas de famílias, mas a obra foi ignorada pelo gestor desde a liberação dos recursos há mais de um ano.
Igor Almeida (Podemos), que teve o nome ratificado pela Convenção como candidato a vice-prefeito, destacou o fato que, apesar da pouca idade, sempre pensou política e, pela experiencia que tem na área musical, vai, ao lado do prefeito Vando Figueredo, recuperar o setor cultural, os grandes eventos e as manifestações populares de Serra Preta, abandonados nos últimos anos pela atual administração.
Vando Figueredo (PSB), agora com o nome ratificado pela Convenção deste domingo como candidato a prefeito em Serra Preta este ano, falou da longa experiência que tem e mesmo sem mandato sempre colaborou e contribuiu com a cidade, inclusive, na geração de emprego e renda, conquistas de verbas com deputados para melhorias na cidade, além de trabalhar muito para se ter fábricas, como no Bravo, e que outras virão para a Sede e o Bravo.
Enfatizou que o descaso em que viveu Serra Preta nos últimos três anos e meio vai mudar a partir de 1º de janeiro de 2025 quando tomar posse. Assumiu o compromisso de melhorar a educação e a saúde urgentemente.
Os moradores que tiveram as casas derrubadas pelo atual prefeito no Ponto de Serra Preta vão ter uma atenção especial na recuperação das moradias, porque a insensibilidade do atual gestor parece ser algo desumano.
Candidatos vereador
Alguns dos pré-candidatos a vereador e vereadora foram apresentados em vídeo ou presencialmente como Nem Grande, Leandro do Carneiro, Marcos Maduro, Silvaninho Gasolina, Vomildo do Cabo Reis, Roni Souza, Jacaré, Túlio, Quinha do Buraco D’Água, Gil do Peixe, Leni do Salgado, Rosângelo da Carocha, Rita Maia, Tenório Alves, Erivandro do Araticum, Fiapo da Siriemna, Agnor do Peixe, Gustavo do Pote, Cristiniana do Macaco, Mateus de Valdemir, Geri do Ponto, Kal do PT, Antônio do Pedregulho, Norma da Lagoa do Batista, Veruska da Lagoa e Maria Elza.