Pelas ruas da cidade com celulares nas mãos e muitas ideias na cabeça, somadas às orientações de profissionais, os estudantes trilharam caminhos que os levaram às produções editadas e exibidas ao fim do dia, na Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe, no último sábado, 25/5, em que foi realizada a II Oficina de Audiovisual, desta vez, com o tema: “Celular como Ferramenta de Trabalho”.
Lugares como feira livre, lojas de roupas, Praça da Matriz, a Igreja, a tão conhecida ‘Casa Azul’ e outros espaços que serviram de locação e cenário para a produção do vídeo com 3 minutos de duração foram utilizados.
Durante todo o dia, adolescentes de 13 e jovens de até 25 anos, sendo a maioria deles estudantes da rede pública municipal de ensino, participaram da II Oficina, fruto de um projeto elaborado pela jornalista, Laura Ferreira e aprovado pelo fomento cultural federal da Lei Paulo Gustavo.
A oficina de audiovisual foi dividida em duas etapas. A primeira contou com a transmissão de conhecimentos teóricos sobre, pré-produção, produção, roteiro, gravação e edição, sendo as primeiras instruções mediadas pela jornalista e produtora da afiliada da Rede Globo/Petrolina, Nayara Soares. Depois das 10 horas, os estudantes saíram para captar imagens com foco no grande tema da oficina, “‘Riachão, sua história, perspectivas e expectativas para o São João-2024”. Depois do almoço, retornaram às 13h para editarem imagens e sonoras captadas pela manhã. Antes, porém, aprenderam técnicas de edição mediadas pela jornalista, e social mídia, Gilsimara Cardoso.
“Estamos hoje aqui para parabenizar o projeto e garantir que iniciativas como estas tenham sempre as portas da Secretaria de Educação abertas”, assegurou Alessandra Oliveira, Secretária Municipal de Educação de Riachão do Jacuípe.
“Agora vamos prestar contas de tudo o que fizemos através do fomento cultural da Lei Paulo Gustavo. Certa de que onde ele estiver, estará feliz por ver jovens aprendendo a lidar com imagens, a produzir e contar histórias através do audiovisual, gratidão ao apoio que também recebemos a nível municipal, este é o nosso sentimento de hoje”, resumiu Laura Ferreira.
Ao fim da oficina, os estudantes, tanto da sede, quanto de distritos como Barreiros, assistiram às suas produções no telão da Câmara de Vereadores, Além das jornalistas, o Projeto contou com o suporte e apoio da fotógrafa, Eliete Cordeiro, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e da Câmara de Vereadores de Riachão.
Fonte: Assessoria