Seis pássaros foram encontrados em gaiolas na área externa de uma residência próxima ao povoado de Pinhões, durante ronda na BR 116
Durante ronda de fiscalização realizada na quarta-feira, 9/4, na BR-116, no município de Euclides da Cunha, no Sertão baiano a 315 km de Salvador, a Polícia Rodoviária Federal flagrou seis aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro. A ocorrência se deu no km 228, nas proximidades do povoado de Pinhões.
Os policiais avistaram, na área externa de uma residência às margens da rodovia, algumas gaiolas com pássaros. Ao se aproximarem, confirmaram que se tratava de espécies da fauna silvestre brasileira, sem qualquer tipo de registro ou autorização de criação. A pessoa presente no local informou que os animais foram recebidos como presente, mas não possuía autorização para mantê-los.
Foram resgatados os seguintes pássaros:
01 canário-da-terra (Sicalis flaveola)
01 cardeal (Paroaria dominicana)
02 azulões (Cyanoloxia brissonii)
01 sanhaçu (Thraupis sayaca)
01 coleiro (Sporophila caerulescens)
Diante dos fatos, o responsável foi autuado, em tese, por infringir o artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata sobre crimes contra a fauna, por manter animal silvestre em cativeiro sem autorização do órgão ambiental.
As aves foram entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Euclides da Cunha, que adotará as medidas cabíveis para avaliação e eventual reabilitação dos animais.
Fonte: Agência Brasil