Aves eram transportadas em condições de maus tratos. Em uma das ocorrências, pássaros foram localizados em uma caixa de sanduicheira
A Polícia Rodoviária Federal resgatou 9 aves silvestres transportadas em um ônibus abordado no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista, no Suodeste baiano. Os animais eram provenientes de captura e transporte ilegal, além de serem submetidos a maus tratos.
Ao fiscalizar o veículo abordado, a equipe policial localizou duas gaiolas contendo 5 coleirinhos. As gaiolas estavam dentro de uma mochila que pertencia a uma passageira. Além desses animais, os policiais localizaram 4 pássaros coleirinhos armazenados em uma caixa de sanduicheira, pertencente a um passageiro do veículo.
Além do crime de transporte ilegal de animais silvestres, também foi constatado o crime de maus tratos a animais, devido ao transporte sem condições de mobilidade adequada em compartimentos incompatíveis para o tamanho das aves e sem acesso à água e comida.
Os dois passageiros responsáveis pelos animais resgatados assinaram um termo circunstanciado de ocorrência, comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimados. As aves foram manejadas, com disponibilização de água e comida, além de um ambiente arejado, com encaminhamento ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Vitória da Conquista.
Fonte: Nucom PRF/BA