As organizações criminosas não utilizam um padrão para o transporte das drogas, assim como as pessoas recrutadas pelos traficantes, que possuem as mais diversas características. Em determinadas circunstâncias, os ilícitos são levados em compartimentos escondidos nas mais variadas partes do veículo, acondicionadas em meio a cargas, presas junto ao corpo das pessoas ou até mesmo engolidas
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) segue combatendo a criminalidade e dando prejuízo de alto impacto na fonte de receita do crime organizado. Mais uma apreensão de drogas foi registrada pela PRF BA na segunda-feira, 15/7. Um homem de 25 anos foi preso.
A equipe fiscalizava no quilômetro 800 da BR 242, trecho de Barreiras (BA), quando deu ordem de parada a um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a cidade baiana de Euclides da Cunha.
Tudo começou com a checagem de praxe e orientações de segurança aos ocupantes do veículo. Após uma vistoria detalhada, os PRFs encontraram dentro de uma mala caixas que foram ‘camufladas’ como se fosse de sabão em pó, porém quando a equipe abriu as embalagens, acabou encontrando tabletes de maconha, pesando 5,55 Kg (cinco quilos e quinhentos e cinquenta gramas).
O responsável pelo transporte da droga foi identificado. Ele disse que estava na rodovia Anhanguera, quando foi interpelado por duas senhoras que ofereceram o valor de R$ 150,00 para levar uma mala até o interior da Bahia. O homem relatou também que lhe foi informado que no interior da bagagem havia celulares e não droga.
Em continuidade a fiscalização, o cão farejador da PMBA foi utilizado para realizar uma vistoria no bagageiro externo, mas nenhum outro ilícito foi encontrado.
Dada às circunstâncias, o homem foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária, pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão.
Fonte: Nucom / PRF/BA