A apreensão foi realizada em operação com a PMBA após abordagem a um veículo de carga
Na madrugada na segunda-feira, 29/7, a Polícia Rodoviária Federal, com equipe da Polícia Militar da Bahia, apreendeu cerca de 750.000 maços de cigarros (15 milhões de unidades) contrabandeados. O material estava no baú de um veículo de carga abordado no km 16 da BR 122, no município de Urandi, na Região Centro-Sul baiano a 755 km de Salvador.
No início da fiscalização o condutor do veículo apresentou uma documentação fiscal da carga que constava apenas uma quantidade de baldes e papelão. Após inspeção do baú do veículo, as equipes constataram que apenas algumas fileiras tratavam-se dos produtos em nota, escondendo por trás cerca de 1500 caixas de uma marca de cigarros com comercialização proibida no Brasil pela ANVISA.
As caixas somaram cerca de 750 mil maços de cigarros, os quais foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal. O condutor foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de e Guanambi/BA.
Veículo
A PRF recuperou também um automóvel Hyundai/HB20 durante fiscalização em frente ao posto da PRF no Km 604 da BR 324, em Simões Filho, a 22 km de Salvador. Nos procedimentos de identificação veicular, os agentes observaram sinais de adulteração.
A vistoria detalhada no HB20 levou os PRFs à descoberta de que se tratava de um clone, com diversas adulterações, inclusive as placas foram trocadas com o intuito de ‘encobertar’ a origem ilícita do veículo.
Os agentes descobriram ainda um boletim de ocorrência (B.O) no qual era informado o roubo do veículo na cidade de São Paulo em janeiro deste ano.
Diante do flagrante, o motorista de 45 anos recebeu voz de prisão e, juntamente com o veículo, foi encaminhado para a Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Veículos em Salvador, onde será investigada a possível prática de receptação de veículo roubado (art. 180) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311), ambos do Código Penal.
Estatística – Somente este ano, a PRF recuperou durante fiscalizações nas rodovias federais baianas 498 veículos com registro de roubo ou furto. Em 394 veículos foram observados sinais de adulteração de seus elementos identificadores.
Fonte: Nucom / PRF/BA