Polícia faz operação conjunta para combater facções em cidade baiana
Ações da SSP e da SEAP visam o combate às facções e a redução de crimes violentos
A cidade de Jequié, no Sudoeste baiano a 336 km de Salvador, recebe um reforço significativo na segurança pública com a atuação integrada da SSP (Secretaria de Segurança Pública da Bahia), da SEAP (Administração Penitenciária e Ressocialização), além da PM Polícia Militar) e da PC (Polícia Civil). O objetivo principal é combater facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas e armas, homicídios e outros crimes violentos, além de prevenir a corrupção de menores.
Cidade está entre a mais violentas do Brasil, segundo Observatório de Segurança Pública, uma ONG que contabiliza o resultado da criminalidade no País. A Bahia lidera o número de mortes violentas há alguns anos.
A Operação Hórus será deflagrada pela Polícia Militar, reunindo todas as CIPEs (Companhias Independentes de Policiamento Especializado), conhecidas como “Caatingas“. A ação, já aplicada em Salvador no fim de 2024, amplia a repressão qualificada a atividades ilícitas e promete intensificar a presença policial em áreas críticas.
Simultaneamente, a Polícia Civil reforçará o trabalho de inteligência com equipes especializadas do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI). O foco será identificar líderes de facções, apreender armas e drogas, além de descapitalizar financeiramente os grupos criminosos.
A integração entre SSP e SEAP também é um pilar dessa estratégia, com ações específicas no sistema prisional para desarticular as redes criminosas que atuam de dentro das unidades. A cooperação das forças promete um impacto positivo na redução de mortes violentas e no fortalecimento da segurança em Jequié.
Fonte: Ascom SSP/BA