Grupo de 32 brasileiros esperou mais de um mês para sair da região do conflito
O grupo de 32 brasileiros que estava na Faixa de Gaza chegou ao Cairo, capital do Egito, onde deve dormiram no domingo, 12/11, para seguir viagem até o Brasil. A
Os brasileiros foram recebidos por uma equipe médica da FAB (Força Aérea Brasileira). O grupo partirá do Cairo na aeronave VC-2, do Governo Brasileiro, às 11h50 (horário local) na segunda-feira, 13.
O voo ainda deve fazer escalas na Itália, Espanha e na base aérea do Recife. O desembarque será em Brasília, previsto para as 23h30 (horário local).
A chegada marca o fim de uma espera de mais de um mês (por falas do governo) pela retirada dos brasileiros do enclave governado pelo grupo terrorista Hamas e sob uma operação militar conduzida por Israel após o ataque terrorista do dia 7 de outubro.
A lista original contava com 34 nomes, mas duas pessoas — mãe e filha brasileiras — decidiram permanecer em Gaza. Com isso, embarcam 32 pessoas, sendo 22 brasileiros, sete palestinos que têm RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos que são familiares próximos. O grupo é composto por 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
No domingo, 12, o grupo conseguiu cruzar a fronteira de Rafah para serem repatriados ao Brasil. Antes de chegarem ao Cairo, capital do Egito, o grupo fez uma parada na cidade de Al Arish onde voltaram a ver o mar. Nas imagens compartilhadas por Hasan Rabee é possível ver crianças, palestinas e brasileiras, brincando na areia.
Desde o início do conflito, mais de 11 mil palestinos morreram, sendo 4.500 crianças e 3.027 mulheres, e mais de 27 mil ficaram feridos. Do lado israelense o número de mortes permanece praticamente inalterado desde os ataques de 7 de outubro organizado pelo Hamas, com 1.405 israelenses mortos, 5. 600 feridos e 200 reféns raptados pelo Hamas.