Nicolas Sarkozy foi condenado a 5 anos de prisão por conspiração criminosa em esquema para financiar campanha
A data da prisão de Nicolas Sarkozy será definida nesta segunda-feira, 13/10. O ex-presidente francês foi condenado a cinco anos de prisão por conspiração criminosa em um esquema para financiar a campanha vitoriosa de 2007 com recursos vindos da Líbia.
Sarkozy, de 70 anos, afirma ser inocente. Ele classificou o veredito como “um escândalo” e entrou com recurso.
Sarkozy será o primeiro ex-presidente da França moderna condenado a cumprir pena atrás das grades. Envolvido em vários outros processos judiciais, ele foi presidente da França de 2007 a 2012 e está aposentado da política há anos, embora continue influente, especialmente entre conservadores.
Por que Sarkozy vai para a prisão
Em uma decisão surpreendente, o tribunal de Paris determinou que a pena de prisão, que normalmente ficaria suspensa até o julgamento do recurso, tenha execução imediata. Sarkozy deve ser preso “sem demora”, segundo o tribunal, por causa “da gravidade do abalo à ordem pública causado pelo crime”.
Ainda assim, Sarkozy teve 18 dias desde a decisão para “organizar sua vida profissional” antes de ser intimado pelo Ministério Público Financeiro Nacional para definir uma data para o encarceramento.
Apoiadores de Sarkozy criticaram a decisão, argumentando que, como ele recorreu, ainda é considerado inocente pela lei francesa.
O debate sobre execuções imediatas voltou à tona após a condenação da líder da direita radical francesa Marine Le Pen, em março, a cinco anos de inelegibilidade por desvio de recursos da União Europeia – também com efeito imediato, apesar do recurso.
O caso de Sarkozy não parece ser uma exceção no sistema judicial francês. O Ministério da Justiça disse que, em 2024, 90% dos adultos condenados e sentenciados a pelo menos dois anos de prisão foram presos imediatamente após a sentença.
Fonte: R7

