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Empresas tentam explicar a “quase fraude eleitoral” no Brasil

4 de outubro de 2022
in Política
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Empresas tentam explicar a “quase fraude eleitoral” no Brasil
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Empresas, que chamam erradamente de institutos de pesquisa, que já eram alvo de contestação durante a campanha, entraram na berlinda após a divulgação dos resultados do primeiro turno. Isso porque o saldo das urnas revelou que o desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou acima do que indicavam as principais sondagens eleitorais. Ele obteve 43,2% dos votos válidos (desconsiderados votos brancos e nulos) e vai disputar o segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 48,4%, terminando em primeiro lugar.

Em entrevista coletiva já na noite de domingo, Bolsonaro afirmou, quando questionado pelos jornalistas, que o resultado da eleição “desmoralizou de vez os institutos de pesquisa” por prever votação menor do que recebeu. “Isso vai deixar de existir, até porque acho que não vão continuar fazendo as pesquisas, esse pessoal“, afirmou.

As hipóteses para explicar os votos de Bolsonaro que as pesquisas não previram

Institutos de pesquisa precisarão rever metodologias, diz professor da USP

A crítica não partiu apenas do presidente e de seus apoiadores. O professor de gestão de políticas públicas na USP e pesquisador do eleitorado bolsonarista Pablo Ortellado, por exemplo, defendeu que as empresas revejam suas metodologias.

“A credibilidade dos institutos, que já era colocada em xeque pelos bolsonaristas, agora é colocada pelo resto da sociedade. Seguramente não é manipulação, mas é uma limitação [dos institutos] que a gente precisa entender“, disse à BBC News Brasil.

Nesta segunda-feira, os principais institutos procuraram apontar possíveis explicações para as diferenças entre as pesquisas e os resultados das urnas e refutaram que tenha havido erros nas sondagens. Entre as explicações apresentadas estão uma migração de última hora de votos de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) para Bolsonaro, o chamado voto útil, e uma abstenção alta que deve ter afetado mais os eleitores de Lula.

As empresas Ipec, Datafolha e Quaest insistem que pesquisas eleitorais são retratos da intenção (então para quê se nada vale?) do eleitor no momento das entrevistas. Segundo os institutos, as sondagens não servem de prognóstico para o resultado das urnas porque o eleitor pode mudar o voto até o momento que digita os números de seus candidatos na cabine de votação.

Datafolha e Ipec deram 14 pontos de vantagem para Lula nos levantamentos divulgados na véspera da votação, enquanto a Quaest mediu 11 pontos de diferença. Os três institutos realizam pesquisas presenciais. Considerando a margem de erro, as três sondagens não permitiam cravar se a disputa presidencial terminaria ou não no primeiro turno.

O saldo das urnas mostrou uma vantagem mais apertada para o petista. Com 99,99% das urnas apuradas, ele obteve 48,4% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro — uma diferença de cinco pontos percentuais.

Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro, com 4,16%, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 3,04%.

Em nota enviada à BBC News Brasil, o Ipec destacou os acertos do instituto.

“Especificamente com relação a estas eleições presidenciais, nossa última pesquisa mostrou que não era possível afirmar se a eleição acabaria ou não no primeiro turno. Assim se confirmou. A pesquisa Ipec apontava Lula como o candidato que ficaria melhor posicionado no 1º turno. Isto também se confirmou. Já o presidente Jair Bolsonaro obteve 6 pontos a mais do que a pesquisa mostrava“, destacou o comunicado.

Segundo o instituto, o desempenho do presidente foi resultado de uma migração de votos de última hora, que vieram de parte dos que pretendiam votar em Ciro e Tebet, além de eleitores que estavam indecisos e optaram por Bolsonaro.

“Em nossa avaliação, isto (a votação maior de Bolsonaro) ocorreu por tendências também já apontadas pela pesquisa: 3% que ainda estavam indecisos; Ciro Gomes, que na pesquisa aparecia com 5% e obteve 3% dos votos na apuração; além do índice de Simone Tebet que também ficou um ponto abaixo do que a pesquisa mostrava (obteve 4% na apuração contra 5% na pesquisa)“, argumenta a nota do Ipec.

A diretora do Datafolha, Luciana Chong, fez análise semelhante em entrevista ao canal de notícias Globo News.

“Acreditamos que teve um movimento de decisão de última hora, especialmente de eleitores de Ciro, Simone Tebet, indecisos e os que poderiam votar branco e nulo, e esse movimento acabou sendo mais em favor de Bolsonaro. Por isso que ele ficou com um resultado maior do que a pesquisa tinha captado na véspera da eleição“, afirmou.

Chong não atendeu ao pedido de entrevista da BBC News Brasil, assim como Felipe Nunes, da Quaest.

O Ipec disse ainda por meio da nota que está em constante reavaliação de duas metodologias.

“O Ipec é associado à ABEP [Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa], segue o código de ética da ESOMAR [associação internacional do setor] e os mais altos padrões adotados internacionalmente nos métodos utilizados em suas pesquisas. Além disso, está empenhado e comprometido em sempre analisar, identificar e aplicar melhorias técnicas e metodológicas que contribuam para o avanço e a acuracidade do resultado de suas pesquisas, pois sabe que este processo é contínuo“, destacou.

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