Confiança do setor de serviços cai ao menor nível em mais de um ano
A confiança do setor de serviços do Brasil recuou em setembro para o menor nível em um ano e quatro meses em meio a um recuo na demanda, mostraram os dados divugados nesta sexta-feira pela FGV Fundação Getúlio Vargas).
No mês, o ICS (Índice de Confiança de Serviços) caiu 0,8 ponto e foi a 93,8 pontos, menor nível desde maio de 2023 (92,3 pontos).
“O resultado de setembro da confiança de serviços é consequência da piora da confiança em todos os principais segmentos da pesquisa, mas ainda assim o terceiro trimestre termina com tendência de estabilidade”, explicou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, em nota.
A FGV informou que o ISA-S (Índice de Situação Atual), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, caiu 1,3 ponto, para 95,4 pontos.
Já o IE-S (Índice de Expectativas), que reflete as perspectivas para os próximos meses, recuou 0,4 ponto, para 92,2 pontos.
“O volume de demanda foi mais baixo no mês, principalmente para os segmentos de alojamento e alimentação. Já nas expectativas para os próximos meses, os empresários seguem cautelosos quanto ao futuro dos negócios frente a uma expectativa negativa de demanda para os próximos meses“, disse Pacini.
O economista alertou ainda para as consequências do aumento da taxa básica de juros. Na semana passada, o Banco Central elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, a 10,75% ao ano, mostrando preocupação com o cenário inflacionário.
“O cenário macroeconômico de bons resultados em termos de emprego e renda é um fator positivo para o setor, porém um alerta está aceso frente ao aumento da taxa de juros a fim de conter pressões inflacionárias que afetam, principalmente, os segmentos mais relacionados aos consumidores“, completou.
Fonte: Terra