• Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Loteria
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
Menu
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Loteria
  • Política
  • Saúde
  • Segurança

CNU: Mais de 760 mil disputam hoje 3.652 vagas

5 de outubro de 2025
in Brasil
0
INSS: Começa inscrição para concurso
4
SHARES
4
VIEWS

Provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país em 1.294 locais. Quem for aprovado nesta primeira fase fará a segunda etapa do concurso unificado em dezembro

Mais de 760 mil inscritos são esperados, hoje, na primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025. As provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país, em 1.294 locais. A edição deste ano oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. A orientação é de que os candidatos cheguem com antecedência e levem caneta esferográfica de tinta preta ou azul (com tubo transparente) e documento oficial com foto. A ministra da Gestão e Inovação em Concursos Públicos, Esther Dweck, apresentará o balanço dessa etapa inicial do certame logo após as provas, às 19h30.

Embora não seja obrigatório, o cartão de confirmação impresso é recomendado para facilitar a localização do local de aplicação do exame. O início da prova está marcado para as 13h. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30 (horário de Brasília).

O certame é organizado pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Diferentemente da primeira edição, o CNU 2 será aplicado em dois momentos. Hoje, os candidatos farão a prova objetiva, com 90 questões para cargos de nível superior e 68 para nível intermediário. A estrutura do exame será dividida em duas partes: uma com temas de conhecimentos gerais — como língua portuguesa, raciocínio lógico e atualidades — e outra com conteúdos específicos de cada bloco temático escolhido pelo candidato.

Cotas ampliadas 

A segunda edição do certame nacional chega com mudanças significativas, a fim de torná-lo mais inclusivo. Em cumprimento à nova legislação federal — Lei nº 15.142/2025 e Decreto nº 12.536/2025 — o concurso destina um percentual fixo de vagas para diferentes grupos sociais: 25% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Além de concorrer pelas cotas, os candidatos disputam as vagas de ampla concorrência, o que aumenta as chances de aprovação.

Fonte: Correio Brasiliense

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Relacionado

Next Post
Salvador: SIMM oferece 90 vagas nesta terça, 14

Salvador: SIMM e SIMM Mulher têm 635 vagas nesta segunda, 6

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent Posts

  • Quatro morrem e 3 são presos em ação para prender suspeitos de sequestro de nutricionista
  • Irmã e amigo planejaram morte de casal gay para ficar com R$ 1,3 milhão
  • Lotofácil paga a uma aposta R$ 1,6 milhão
  • Atrações do Esporte hoje na TV; destaque para o Brasileiro, Série B e Europeus
  • Tornado de nível 3 deixa 5 mortos e mais de 100 feridos no Paraná

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

 

Tudonews.com.br – 2022 – Todos os direitos reservados.