A 4ª Sessão Ordinária do 5º Período da 16ª Legislatura, na quarta-feira, 29/3, na Câmara Municipal de Candeias, aprovou uma série de pedidos de providência e novos títulos de Cidadão Candeense.
Sob a Presidência de Valdir Cruz, os trabalhos começaram com a Prece do Dia feita pelo vereador Pastor Adailton e, em seguida, leitura e aprovação da ata da sessão anterior sem divergência nem contestação.
A Ordem do Dia foi lida incialmente pelo vereador Gil Soares, que assumiu como primeiro-secretário, com os pedidos de providência e o Projetos de Resolução. Na sequência, o vereador Robinho assumiu a primeira Secretaria da Mesa Diretora.
As Irmãs Franciscanas Carla e Joyce foram à Câmara pedir apoio para a volta do convênio com a Prefeitura que ajuda manutenção da Escola São Francisco, no Malembá, que ajuda e apoia candeenses há décadas. O fim do acordo, suspenso na atual gestão municipal, ameaça o funcionamento da unidade escolar. O líder do governo na Câmara prometeu conversar com a gestão em nome de todos os vereadores.
Na Tribuna, vereadora Amiga Ju falou sobre o caso da menina da Escola Tércia Borges e destacou que, na semana passada, o tema foi discutido em reunião na Câmara com a presença dos secretários municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, diretora e professora da unidade de ensino, procurador jurídico do Município, Conselho Tutelar e vereadores. O assunto, frisou, está sob apuração da Polícia Civil e qualquer manifestação, neste momento, é precipitação, no que foi acompanhado por outros edis.
O presidente Valdir Cruz felicitou a comunidade católica candeense pela concessão de título definitivo de patrimônio cultural e imaterial, na Bahia, pelo Conselho Estadual de Cultura da Bahia para a tradicional Festa de Nossa das Candeias. Também parabenizou Salvador, capital da Bahia, pelos 474 anos de fundação comemorados no dia 29/3.
Títulos de Cidadão
O plenário aprovou a concessão dos títulos de Cidadão Candeense a Carliston Mothe Benevides, Ingrid Brito, Marisa Nascimento Ulm da Silva e Antônio Augusto Ulm da Silva, por indicação da vereadora Rita Loira, e para Fidélia Gomes dos Santos, por indicação da vereadora Ró Salomão.
Pedidos de providência aprovados
A vereadora Rita Loira pediu, e foram aprovados, pedidos de iluminação, sinalização horizontal e vertical e câmeras de monitoramento para a Rua Camurugipe, no Triângulo.
A limpeza e colocação de tampas de concreto no canal da Saboaria, no São Francisco, foram solicitados pelo vereador Gil Soares.
Já o vereador Ivan do Prateado pediu a colocação de gradil ou tela nas laterais da ponte Eliomar Vaz, no Bairro da Nova Brasília.
A vereadora Alcione Cica solicitou proteção lateral e cobertura para a ponte da Nova Brasília.
Pavimentação asfáltica para o Loteamento São Jorge, no Massuim, foi pedido de autoria do vereador Jorge da JM.
O vereador Kal de Bené pediu pavimentação, escadaria, alambrado para o campo de futebol e iluminação para a Rua da Paz, na Urbis II.
Participaram 16 vereadores. A única ausência justificada em Plenário foi do vereador Kal de Bené.
Todos os pedidos de providência serão encaminhados à Prefeitura de Candeias.
A vereadora Rosana de Bobó apresentou pedido, que foi aprovado, para realização de Sessão Especial no Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.
Fonte: Ascom Câmara