Projeto foi apresentado pelo vereador Valdir Cruz, aprovado na Câmara e sancionado pelo chefe do Executivo Municipal
O tradicional Bloco Carnavalesco ‘Malê do Malembá’, fundado em 21 de maio de 2003, por Ruben Almeida (Ruben do Malê), e os amigos Cassimiro Correia, ex-vereador, Evandro Alves Silva, da Top Lanches, Manoel dos Anhos (Neco dos Independentes), professor e doutor João Gualberto de Souza, Nélson Silva Bispo, Manoel Goiabeiro, D. Júlia Ferreira, entre outros sócios fundadores, que completou 20 anos, já havia sido reconhecido de Utilidade Pública Municipal por iniciativa do ex-vereador Jairo Silva ‘ Jarinho’ e Estadual pelo ex-deputado Júnior Magalhães, teve as atividades e eventos inseridos no Calendário de Festas Populares de Candeias neste ano.
Incansável no dia a dia pelo reconhecimento da entidade, Ruben agradece a todos que colaboram e contribuem para a existência do Malê do Malembá. E afirma “essa entidade merece e tem o respeito de muitos candeenses e baianos”.
E por iniciativa do vereador e presidente da Câmara Municipal, Valdir Cruz, o Bloco passou a integrar o Patrimônio Cultural e Imaterial de Candeias em votação por unanimidade dos que estavam na Sessão Ordinária.
A Lei Municipal 765, de 2009, determina que a Festa do Bloco Malê do Malembá vai ser realizada no segundo domingo do mês de junho de cada ano desde que a entidade informe com antecedência mínima de 30 (trinta) local e hora do evento.
O Bloco participa e realiza outras atividades como a Festa de Iemanjá, o Encontro das Religiões de Matriz Africana, o Malê Fest e o Encontro das Mulheres Negras de Candeias e Região.