Vereadores discutiram o assunto durante a sessão ordinária de quarta-feira
O debate se iniciou na quarta-feira, 12/4, na Câmara Municipal de Candeias. A situação em relação a área educacional sob as suspeitas e possíveis ameaças pelas redes sociais na cidade, assim como está ocorrendo na Bahia e no Brasil.
No começo da manhã, os vereadores receberam o major Márcio Souza, comandante da 10ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), que a convite, falou das medidas já adotadas como prevenção diante de possíveis ações contra escolas ou estudantes.
Na reunião, o major relatou o que já foi feito, como a volta imediata da Ronda Escolar, a reunião com o prefeito, Pitagoras Ibiapina, e foi enfático ao pedir tranquilidade, a colaboração da Câmara Municipal e o fundamental apoio dos pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes, no que teve ressonância unânime dos vereadores. Pediu que as pessoas evitem enviar mensagem e vídeos sobre supostas ameaças para não causar pânico na população.
Sessão Ordinária
Já na sessão, e da Tribuna, o presidente Valdir Cruz, e o líder do Governo na Câmara, Gil Soares, assim como os demais vereadores, foram incisivos no apoio que a Câmara dará a todas as ações, sejam do Executivo Municipal, ou da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, além de considerar que o momento merece precaução, cuidados, mas que toda a sociedade deve estar envolvida para superar tudo o que vem acontecendo.
Assim como o major Márcio Sousa, antes na reunião com os edis, Valdir Cruz pediu apoio das famílias e de toda a sociedade para atravessarmos rapidamente este momento turbulento num setor extremamente importante.
Também se manifestaram as vereadoras Amiga Ju, Rita Loira, Ró Salamão e o vereador Robinho, esperando as providências para sanar os transtornos que estão afetando não somente as escolas públicas, mas também particulares e a comunidade candeense.
Aprovações
O Plenário aprovou a concessão do título de Cidadão Candeense ao senhor Joilson Silva de Sena, empresário do ramo alimentício. A autoria foi de Gil Soares. Também do mesmo vereador a Moção de Aplausos ao candeense William Barreto, analista de desempenho esportivo, que já atuou no EC Bahia, e hoje trabalha no Paysandu Sport Clube, de Belém (PA).
A vereadora Rosana de Bobó apresentou Moção de Aplausos às palestrantes na Sessão Especial em homenagem ao Mês da Mulher, no dia 22: Camila Brito, Lu Almeida e Marivalda Silva.
A vereadora Ró Salomão apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da funcionária pública da área da saúde, Vilma dos Santos, irmã do funcionário da Câmara, Luiz Reis, conhecido por Bitelo.
A vereadora Tânia Batista apresentou indicação, subscrita por todos os demais vereadores, para reativação, por parte do Executivo Municipal, do convênio entre a Prefeitura de Candeias e a Escolinha São Francisco, no Bairro do Malembá, que atravessa dificuldades. A escola tem ao longo de décadas relevantes serviços prestados com cursos de informática, dança, capoeira e outras atividades culturais e sociais em favor da juventude, principalmente de baixa renda.
Participaram da sessão Alcione Cica, Amiga Ju, Diego Maia, Irmão Valmir, Gil Soares, Jorge da JM, Pastor Adailton, Kal de Bené, Rita Loira, Robinho, Rosana de Bobó, Ró Salomão, Val Enfermeiro e Valdir Cruz.
Fonte: Ascom Câmara