A quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi aberta na sexta-feira, 5/5, com o jogo entre Botafogo-SP e Vitória. No Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), os baianos marcaram com Léo Gomes, Welder e Tréllez para emplacarem a quarta vitória consecutiva.
Os visitantes chegaram a 12 pontos e assumiram, pelo menos momentaneamente, a liderança da Série B. De qualquer forma, o Vitória garantiu a permanência no G4 da competição nesta rodada. A próxima partida dos baianos será na quarta-feira, 10, quando enfrentam o Ceará, em Fortaleza.
Se o Vitória ampliou a quantidade de vitórias consecutivas, o Botafogo-SP iniciou uma sequência de derrotas. Com o revés de sexta-feira a equipe seguiu com 9 pontos, na quinta colocação. Até o final da rodada, porém, pode perder até quatro posições. Os paulistas voltam a campo no próximo domingo, dia 14, para enfrentar o ABC fora de casa.
Os visitantes saíram na frente aos x do primeiro tempo. Em falta cobrada para área, o volante Léo Gomes enfiou a cabeça na bola para inaugurar o marcador. Na sequência do lance, o árbitro chegou a esperar pela decisão do VAR, que analisou um possível impedimento e constatou que a jogada foi legal.
Depois da volta do intervalo, o Vitória precisou de 16 minutos para ampliar a vantagem. Em um contra-ataque rápido, Osvaldo encontrou Welder na cara do gol. Sem marcação, o atacante só empurrou para o gol.
Logo depois do segundo gol do jogo, aos 18, a partida teve que ser paralisada por problemas nos refletores do Estádio Santa Cruz. Após 20 minutos a bola voltou a rolar, porém a alegria durou pouco. Aos 48 as luzes voltaram a se apagar, interrompendo o jogo mais uma vez. Segundo o Botafogo-SP, uma queda de energia nas imediações do estádio ocasionou os problemas na iluminação.
Mais 20 minutos se passaram e os refletores voltaram a funcionar e o jogo pode ser retomado. Aos 47, o Vitória conseguiu marcar o terceiro. Tréllez recebeu na entrada da área e, depois de deixar a bola pingar, consegue chegar antes que o goleiro do Botafogo-SP. O atacante teve muita calma para limpar o lance e finalizar no canto superior direito, 3 a 0.
Ficha Técnica
Botafogo-SP 0 x 3 Vitória
Série B – 5ª rodada
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Data: 5/5/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Quarto árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Camutanga, Lucas Arcanjo, Rodrigo Andrade e Rafinha (Vitória) / Osman (Botafogo-SP)
Gols: Léo Gomes, Welder e Tréllez (Vitória)
Botafogo-SP: Matheus; Thassio, Carlinhos, Diogo Silva e Jean Victor; Tárik, Guilherme Madruga (Osman) e Gustavo Xuxa (Carlos Manuel); Robinho (Edson Carioca), Luiz Henrique (Lucas Cardoso) e Salatiel. Técnico: Adilson Batista.
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Léo Gomes (Diego Fumaça), Rodrigo Andrade (Gegê) e Giovanni Augusto (Rafinha); Zé Hugo (Thiago Lopes), Osvaldo e Welder (Tréllez). Técnico: Léo Condé.