Destes crimes, 63 foram registrados em municípios do interior baiano e 4 na Região Metropolitana de Salvador
Sessenta e sete crimes eleitorais foram registrados, no domingo, 2/10, pela SSP (Secretaria da Segurança Pública da Bahia) durante o 1º turno das Eleições 2022, na Bahia. As cidades do interior do estado acumularam a maior parcela dos casos.
Segundo a SSP, das 7h às 19h, 32 ocorrências foram relacionadas à boca de urna, 14 crimes onde houve a violação da lei que proíbe a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, sete por promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais e três crimes por recusar ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à execução.
Outros 11 crimes de diferentes tipificações penais, como dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber para si ou para outrem dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita, também foram registrados.
Destes crimes, 63 foram registrados em municípios do interior baiano e 4 na RMS (Região Metropolitana de Salvador). A capital baiana não registrou nenhum crime eleitoral.
Produtividade Policial
Ao longo do dia, outros crimes relativos ao processo eleitoral foram registrados. A SSP contabilizou três ocorrências de lesão corporal dolosa e duas por vias de fato. Casos de homicídio, rixa, furtos e roubos não foram computados.
Outros procedimentos policiais também foram realizados por equipes das polícias Militar e Civil, como 69 TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência) assinados, 60 pessoas apresentadas em delegacias pela PM e 14 pela PC, cinco prisões em flagrante e três inquéritos instaurados.
Fonte: Ascom SS/BA