O voo 7C2216 da Jeju Air, que saiu da capital tailandesa Bangkok com 175 passageiros e seis tripulantes a bordo, com destino à Coreia do Sul, estava tentando pousar pouco depois das 9h no horário local (21h de sábado em Brasília) no aeroporto no Sul do país, informou o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul. Dois membros da tripulação sobreviveram.
O acidente aéreo deixou 179 mortos e apenas dois sobreviventes, se tornando o mais mortal já ocorrido no país. O avião aterrissou de barriga e derrapou no final da pista, explodindo em uma bola de fogo ao se chocar contra um muro no Aeroporto Internacional de Muan.
O acidente aéreo mais mortal em solo sul-coreano foi também o pior envolvendo uma companhia aérea da Coreia do Sul em quase três décadas, de acordo com o Ministério dos Transportes.
O bimotor Boeing 737-800 foi visto em um vídeo da mídia local deslizando pela pista sem nenhum trem de pouso visível antes de colidir com equipamentos de navegação e uma muro em uma explosão de chamas e destroços.
“Apenas a parte da cauda mantém um pouco da forma, e o resto (do avião) parece quase impossível de reconhecer“, disse o chefe dos bombeiros de Muan, Lee Jung-hyun, em uma coletiva de imprensa.
Os dois membros da tripulação, um homem e uma mulher, foram resgatados da seção da cauda do avião em chamas, disse Lee. Eles estavam sendo tratados em hospitais com ferimentos médios a graves, disse o chefe do centro de saúde pública local.
As autoridades vasculharam as áreas próximas em busca de corpos possivelmente jogados do avião, disse Lee.
Os investigadores estão examinando ataques de pássaros e condições climáticas como possíveis fatores, disse Lee. A agência de notícias Yonhap citou autoridades aeroportuárias dizendo que um ataque de pássaros pode ter causado o mau funcionamento do trem de pouso.
O acidente foi o pior para uma companhia aérea sul-coreana desde o acidente da Korean Air em Guam em 1997, que matou mais de 200 pessoas, de acordo com dados do Ministério dos Transportes. O pior acidente anterior em solo sul-coreano foi o da Air China, que matou 129 pessoas em 2002.
Os especialistas disseram que o relatório de colisão com pássaros e a forma como a aeronave tentou aterrissar levantaram mais perguntas do que respostas.
“Um ataque de pássaro não é incomum, problemas com o trem de pouso não são incomuns“, disse o editor da Airline News, Geoffrey Thomas. “Os ataques de pássaros acontecem com muito mais frequência, mas normalmente não causam a perda de um avião por si só”.
De acordo com as regras globais de aviação, a Coreia do Sul conduzirá uma investigação civil sobre o acidente e envolverá automaticamente o órgão nacional de segurança de transporte dos Estados Unidos, onde o avião foi projetado e construído.
Fonte: Terra